Santuário Nossa Senhora da Lapa

Av. Gustavo Rosa, 450 - Bairro Independência - Vazante/MG

secretaria@santuarionsenhoradalapa.com.br

Notícias › 16/10/2020

Logo e site oficiais da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 divulgados hoje

Ekc-Yc-PIXg-AAsg-RT

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, apresentou hoje, aniversário do início de Pontificado de São João Paulo II, o logotipo e o site oficiais do próximo encontro internacional de jovens católicos que o Papa polaco idealizou.

O site da próxima JMJ pode ser visto em: https://www.lisboa2023.org/pt e traz informações e material a respeito das JMJs e da primeira edição deste evento em solo português. Inicialmente marcada para 2022, a edição de Lisboa precisou ser adiada foi adiada para o verão de 2023 devido à pandemia de Covid-19 e vai decorrer na zona do Parque Tejo, na parte histórica da capital.

O logo da JMJ Lisboa 2023, da designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos, inspirado no tema da Jornada: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39). A logomarca tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário, que Nossa Senhora pediu aos pastorinhos em Fátima que fosse rezado diariamente. O logo é acompanhado das cores verde e vermelho, que representam respectivamente a esperança e a alegria, e são as cores da bandeira nacional portuguesa.

Segundo informa a Agência Ecclesia, do episcopado português, a proposta vencedora foi escolhida num concurso internacional promovido pelo Comité Organizador Local (COL) que contou com a participação de centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes. Coube depois ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida selecionar a proposta vencedora.

Ainda segundo Agência Ecclesia, “no atual contexto, o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 continua a dar prioridade às necessidades daqueles que têm sido afetados pela pandemia, sem perder de vista a organização do evento. As equipas de trabalho, em diálogo contínuo com a Santa Sé, prosseguem os preparativos deste encontro de jovens que, há mais de três décadas, é para todo o mundo sinal de esperança, união e solidariedade”.

O lançamento da imagem do encontro internacional de Lisboa decorreu num evento digital, transmitido através das páginas da JMJ no Facebook (disponível em 22 idiomas) e Youtube.

As Jornadas Mundiais da Juventude

Idealizadas no pontificado de São João Paulo II, as Jornadas têm sido realizadas em diversas dioceses do mundo, reunindo milhões de jovens católicos a cada realização.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Via ACI Digital

* campos obrigatórios.