Santuário Nossa Senhora da Lapa

Av. Gustavo Rosa, 450 - Bairro Independência - Vazante/MG

secretaria@santuarionsenhoradalapa.com.br

Notícias › 22/10/2019

Francisco: recordemos sempre do apelo do Papa Wojtyła para abrir as portas a Cristo

Papa-francisco-tuite

“Agradeçamos ao Senhor por todo o bem feito no mundo e nos corações por meio das palavras, das obras e da santidade de #JoãoPauloII. Recordemos sempre de seu apelo: “Abram as portas a Cristo!”, é o tweet do Papa Francisco no dia em que a Igreja recorda o Papa Karol Wojtyła.

De fato, o dia 22 de outubro de 1978 marca o início do Pontificado de João Paulo II. Um dia histórico precedido, em 16 de outubro, pela sua eleição ao trono de Pedro.

A eleição do Papa Wojtyła

O dia da eleição é marcado pela primeira saudação e pela primeira bênção: “Os eminentíssimos cardeais – diz João Paulo II – chamaram um novo bispo de Roma. Eles o chamaram de um país distante … distante, mas sempre tão próximo pela comunhão na fé e na tradição cristã. Tive medo em aceitar este compromisso, mas o fiz com espírito de obediência a Nosso Senhor Jesus Cristo e de total confiança em sua Mãe, Nossa Senhora Santíssima”.

“Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! (São João Paulo II)”

Abram-se os confins dos Estados e os sistemas econômicos e políticos

Alguns dias mais tarde, na homilia da Missa no início do Pontificado, João Paulo II pronunciou as seguintes palavras:

“Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem “o que é que está dentro do homem”. Somente Ele o sabe!”

Naquele mesmo dia, João Paulo II também elevou “uma oração fervorosa, humilde e confiante”: “Ó Cristo! Faz que eu possa me tornar e ser o servidor do teu único poder! Servidor do teu doce poder! Servidor do teu poder que não conhece o ocaso! Faz que eu possa ser um servo! Antes, servo de teus servos”.

Aos filhos e filhas de língua portuguesa

Aos fiéis de língua portuguesa disse:

“Irmãos e Filhos de língua portuguesa (em português): Como “servo dos servos de Deus”, eu vos saúdo afetuosamente no Senhor. Abençoando-vos, confio na caridade da vossa oração e na vossa fidelidade, para viverdes sempre a mensagem deste dia e deste rito: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”

Que as palavras de São João Paulo II continuam a inspirar

Comentando as palavras pronunciadas por São João Paulo II em 1978, o Papa Francisco assim se dirigiu aos fiéis poloneses presentes na Audiência Geral de 17 de outubro:

Sinal indelével

Por ocasião de uma Convenção realizada em 13 de outubro de 2018, o Papa Francisco enfatizou que São João Paulo II “deixou um sinal indelével na Igreja e na sociedade”. “Que a redescoberta do testemunho de fidelidade a Deus e de amor ao homem deste meu venerável antecessor – lê-se na carta – encoraje todos, especialmente os jovens, a escancararem as portas a Cristo para um compromisso generoso em favor da paz, da fraternidade e da solidariedade “.

Terceiro Pontificado mais longo da história

João Paulo II faleceu em Roma, no Palácio Apostólico do Vaticano, no sábado, 2 de abril de 2005, às 21h37, na véspera do Domingo da Divina Misericórdia, por ele instituído. Seu pontificado foi o terceiro mais longo da história, depois do de Pedro e de Pio IX. O funeral solene na Praça de São Pedro foi celebrado no dia 8 de abril. Beatificado em 2011 por seu sucessor imediato, Bento XVI, foi canonizado em 27 de abril de 2014 pelo Papa Francisco.

Via Vatican News

* campos obrigatórios.